01/11/2017

Vocês sabiam que os alimentos ajudam nas inflamações do nosso corpo?


Bom dia pessoas, tudo bem?
Da para acreditar que já é 1° de novembro? Natal já ta logo ali.. melhor época do ano para mim haha

Hoje trago para vocês, mais um artigo importantíssimo da nossa parceira a Prof. Rosi Feliciano do blog dieta.blog.br. Já tem outros posts aqui no blog com dicas de alimentação saudável, vale a pena conferir.

Como cuidar das inflamações do nosso corpo? O segredo é simples, alimentação!

Os exames de sangue procuram "marcadores inflamatórios" medindo as proteínas de fase aguda no sangue desencadeado por citocinas.

Por exemplo, a proteína C-reativa (CRP), a taxa de sedimentação (ESR) e a viscosidade plasmática (PV) são testes comuns. Todos eles podem demonstrar a presença de inflamação.

No entanto, eles não vão dizer se você tem uma condição ou doença específica.

O que comer:
Hipócrates disse uma vez: "Deixe a comida ser o seu remédio." Ele estava certo.

Sabemos de muitos estudos rigorosos que mostram que nossas escolhas alimentares podem afetar nosso estado de inflamação. Os alimentos com os maiores benefícios anti-inflamatórios são:

💛Frutas e vegetais (especialmente vegetais de folhas verdes),
💛Nozes
💛Raízes coloridas e ervas (incluindo açafrão e gengibre)
💛Ácidos graxos e Omega-3 (encontrados em peixes gordurosos e semente de chia)
💛Gorduras saudáveis (incluindo o azeite)
💛Grãos integrais de alta fibra.

Esses alimentos também estimulam o crescimento de bactérias intestinais saudáveis que têm um impacto anti-inflamatório.

O que ignorar:
Por outro lado, estes são alimentos que você deve consumir menos:

Açúcar -Foi mostrado em um estudo que ele ativa as vias inflamatórias que podem aumentar o risco de câncer de mama. Consumo de carne vermelha, grãos refinados e uma alta ingestão de gorduras saturadas também demonstraram induzir inflamação.

Glúten - Os estudos descobriram que podem causar efeitos colaterais inflamatórios quando consumidos por pessoas com doença celíaca (condição autoimune) ou sensibilidade ao glúten não celíaco.

O que é um alimento anti-inflamatório?
A inflamação pode vir de uma variedade de fatores..

Primeiro, vejamos o papel que nosso sistema imunológico desempenha em nossa saúde: protege o corpo de invasores estranhos, chamados antígenos.

Esses invasores podem tomar forma como o pólen que desencadeia suas alergias, a bactéria na unha em que você pisa que causa inchaço e dor, ou a comida que você pode ser sensível que causa urticária e coceira.
A resposta a cada antígeno vem do nosso sistema imunológico fazendo exatamente o que é suposto fazer: atacar a substância e colocá-lo de volta em um estado de homeostase (normalidade).

Faz isso liberando citoquinas, que induzem inflamação e respondem a infecções.

O inchaço, por exemplo, é o mecanismo que o seu corpo usa para isolar uma lesão e poupar outras células em torno dela.
Então, durante o processo de inflamação, desenvolvem-se mecanismos de defesa. A lesão é reparada e a inflamação é eventualmente resolvida.

Também temos antígenos que vivem dentro de nós, chamados antígenos de leucócitos humanos (HLA).
Eles são amigos do seu sistema imunológico e não serão atacados. Esta é uma explicação simples, pois todo o processo envolve uma cascata complexa de reações dentro do corpo.

E quando a inflamação fica pior?
Às vezes, o sistema imunológico erra e responde muito ou muito pouco, ou considera uma substância relativamente inofensiva como uma ameaça mortal.

Neste ponto, nossa inflamação normal pode se transformar em uma versão sistêmica ou crônica. A inflamação ocorre, mesmo que não seja necessária, e pode não obter o sinal do corpo para parar. O resultado é uma doença crônica. Pode ocorrer no cérebro, nas artérias, no intestino e nas articulações.
Condições autoimunes podem ocorrer quando os antígenos HLA amigáveis se tornam inimigos e o corpo começa a atacar seus próprios tecidos.

Antes de piorar a inflamação, devemos adquirir produtos anti-inflamatórios com medicamentos como o ácido acetilsalicílico (aspirina). O medicamento funciona bloqueando mecanismos corporais que causam inflamação. O ibuprofeno é outro exemplo de medicamento que pode ajudar com a inflamação do corpo. Há alimentos que podem fazer isso também.



💛Dica:
O que realmente interessa é o seu padrão geral de alimentação e estilo de vida em vez de alimentos individuais. A próxima dica para obtenção dos fatores anti-inflamatórios do corpo provavelmente resultará em métodos contra o estresse e a favor do relaxamento, como meditação e ioga.
Coma alimentos saudáveis (não refinados), pratique técnicas de alívio do estresse em uma base regular e mantenha-se fisicamente ativo – esse é o remédio anti-inflamatório mais potente.

As possibilidades são que você tenha menos doenças inflamatórias e uma vida mais longa e saudável.

Você pode conseguir mais dicas grátis e o passo a passo do especialista entrando no dieta.blog.br, tudo está na matéria: ibuprofeno: para que serve indicações e efeitos colaterais

↱Confira o vídeo com os melhores alimentos anti-inflamatórios:




O que acharam das dicas? Super interessantes né? Vale muito a pena dar uma passadinha no blog da Rosi gente!
Beijos, até o próximo post. ❤

5 comentários:

  1. Acho que no final, uma alimentação balanceada e natural é a fonte de tudo né? E de vez em quando dá pra ter uns deslizes haha

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, alimentação saudável é a base de tudo.. Sempre damos uma deslizadinha, mas o importante é não desistir nunca, né?
      Beijinhos 💝

      Excluir
  2. Oi Diu, tudo bem?
    Que interessante esse post, realmente devemos cuidar o que comemos e tentar ter uma vida mais saudável, uma alimentação certinha.
    Vou tentar seguir as dicas.

    Beijos
    www.20-primaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Por mais que seja difícil, realmente temos que ter um alimentação saudável, negócio é não desistir! Haha
      Beijos, bom fim de semana!😘

      Excluir
  3. Que bom que gostou, volte mais vezes!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir

❥ Por favor, leia antes de comentar!
❥ Seu comentário é muito importante para mim.
❥ Críticas construtivas sobre o blog/post são sempre bem vindas!

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato pelo e-mail: aosolhosdadiu@gmail.com


Muito obrigada pela visita, volte sempre! ♡