23/05/2018

Cuidados essenciais para unhas mais fortes

Nossas unhas, como nossas mãos, são uma inevitável carta de apresentação que diz muito sobre nossa imagem e nosso cuidado pessoal. É por isso que, assim como tentamos aplicar hidratantes no rosto, condicionadores no cabelo ou esfoliantes em todo o corpo devemos incluir a tarefa de cuidar das unhas em nossa habitual rotina de beleza.


Com os seguintes cuidados, você fará com que as unhas deixem de ser amarelas, se abram em camadas ou se quebrem com facilidade.

1. Alimentação 
A primeira coisa que devemos levar em conta é que a alimentação influencia muito no aspecto de nossas unhas. Uma doença ou uma grave falta de vitaminas pode ser refletida em nossas unhas muito claramente.

Devem ser consumidos alimentos ricos em vitamina A, B, C, proteínas e minerais como o ferro e zinco, por isso, se você tem unhas quebradiças, deve começar a aumentar a presença de alguns alimentos na sua dieta, como exemplo, pimentão vermelho, cenoura, nozes, amêndoas, crustáceos, carnes brancas como peixes e frangos, ovos e frutas. Além disso, recomenda-se um consumo equilibrado de produtos lácteos, que fornecem o cálcio necessário para mostrar unhas saudáveis e fortes. Com uma boa alimentação você terá não só as unhas, mas também o cabelo e pele impecáveis.

2. Protegê-los da umidade e agressões
Use sempre luvas para realizar tarefas domésticas, não só para evitar que estrague o esmalte, mas porque manter as unhas em contato constante com a umidade e os produtos químicos faz com que elas se deteriorem e até que apareçam fungos. Além disso, use luvas para todas as tarefas que envolvam agressão às suas unhas, como jardinagem, bricolagem e artesanato com produtos agressivos.

3. Hidrate as unhas
As unhas também precisam de uma dose de hidratação para que sejam saudáveis e fortes. Para isso é recomendado, alguns cuidados simples como algumas receitas caseiras para unhas feitas com azeite, por exemplo. Deixe as unhas de molho por 5 minutos e massageie-as para absorver os nutrientes da melhor forma possível. Se você também quiser endurecê-las, aplique algumas gotas de óleo de mamona.

4. Cuide das suas cutículas
Em geral, as cutículas são as mais esquecidas, por serem removidas ao fazer a manicure nos salões de beleza. Assim como você hidrata suas mãos de vez em quando, é preciso hidratar suas cutículas.

Por essa razão, é preciso aplicar creme hidratante nas mãos, estenda-o também pelas cutículas, dando uma pequena massagem. Inclusive, têm alguns produtos específicos para hidratação de cutículas, como exemplo, ceras.

Além disso, quando você vai fazer a manicure, você deve hidratar suas cutículas com um pouco de óleo (comercial ou caseiro) para amolecê-las e ser capaz de moldá-las sem danificar.

É importante hidratar as cutículas para manter uma boa aparência e evitar removê-las totalmente ajuda a prevenir uma porta de entrada para fungos e bactérias nas unhas.

5. Removedores e lixas de unhas
É comum o uso de acetona para a remoção de esmalte, mas esses produtos têm uma substância prejudicial à saúde das unhas, o ideal é trocar seu uso por removedores de esmalte à base de óleos hidratantes. Também é importante deixar as unhas ao menos dois dias sem o uso de esmaltes para que se recuperem e possam respirar.

Ao lixar as unhas, evite os clássicos movimentos de “vai e vêm” esses desgastam e podem abrir camadas. As lixas de unha devem ser de uso exclusivo para evitar contaminações por fungos e bactérias.

Essas foram algumas dicas de cuidados para unhas. Tem algum cuidado em particular? Compartilhem conosco nos comentários.

10 comentários:

  1. Boa tarde. Adorei as dicas. Obrigada :))

    Hoje:- Amor eterno: O meu alimento.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderExcluir
  2. Essas dica são ótimas e realmente ajudam a mantermos as nossas unhas e cutículas bonitas! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. A alimentação é a base de tudo né? Eu confesso que nunca hidrato as unhas nem as mãos, mas deveria fazer isso x)

    Beijinhos
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também dificilmente hidrato elas, vou tentar tornar um hábito haha
      Beijos

      Excluir
  4. Amei as dicas, a alimentação é super importante para deixar as unhas fortes. meu único problema sempre são as cutículas que não sou fã de tirar
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A alimentação ajuda em tudo mesmo. Já eu não gosto de cutículas, toda hora tiro haha
      Beijos

      Excluir
  5. Acabei de perceber que estou pecando de todas as formas com minhas unhas, kkkk. Não faço nada dessas coisas... Mas como trabalho numa loja onde vivo abrindo caixas, elas não duram muito. Nem adianta eu cuidar tanto assim, infelizmente.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mexo com água direto, e não uso luvas.. Esmalte não dura nem um dia. Te entendo muito bem.
      Beijos

      Excluir

❥ Por favor, leia antes de comentar!
❥ Seu comentário é muito importante para mim.
❥ Críticas construtivas sobre o blog/post são sempre bem vindas!

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato pelo e-mail: aosolhosdadiu@gmail.com


Muito obrigada pela visita, volte sempre! ♡